Ave de Maio
Borrelho-pequeno-de-coleira
Charadrius dubius
Esta espécie é conhecida popularmente na freguesia de Vila Verde de Ficalho como Lavadeira, talvez pelo hábito de encontrar-se quase sempre perto de cursos de água.
É uma ave estival que se pode observar durante os meses da primavera e verão, embora algumas aves possam permanecer no nosso país durante todo o ano. Distingue-se facilmente pelo colorido e vistoso anel amarelo em volta do olho.
É uma ave limícola que nidifica e se alimenta em zonas aquáticas, embora também possa ser observada noutros locais menos habituais. Coloca os seus ovos no solo, dissimulados por entre as pedras de cascalho, onde passam completamente despercebidos. A ribeira do Chança é um dos locais privilegiados para observar esta espécie.
Para proteger o ninho, quando descoberto por predadores, afasta-se a simular uma asa partida, na tentativa de afastar os intrusos, voltando depois ao ninho quando não se sente em perigo.
Como curiosidade, aproveitando a disponibilidade de cascalho para colocarem os seus ovos, alguns casais chegam a nidificar em depósitos de material para a construção civil, em caminhos rurais, estacionamentos de carros e até no telhado de casas revestidos por pedras, no caso de edifícios mais modernos.
Texto e fotografias: Rui Doudinho