Ave de Abril – Abelharuco

Abelharuco

Merops apiaster

Esta espécie é conhecida popularmente na freguesia de Vila Verde de Ficalho apenas como Melharuco.

É uma ave estival que se pode observar durante os meses da primavera e verão, chegando geralmente ao nosso país por esta época, finais de março e inícios de abril.

É uma ave comum na freguesia de Vila Verde de Ficalho, podendo ser observado em zonas com barreiras arenosas, onde costumam escavar os buracos para os seus ninhos, em colónias. Frequentam casualmente zonas de campo aberto onde exista abundância de insetos. A zona da ribeira do Chança é um dos locais privilegiados para a observação desta espécie.

O Abelharuco é uma espécie bastante apreciada pelos observadores e fotógrafos de natureza pois trata-se de uma ave muito colorida e vistosa, fazendo lembrar as aves exóticas de outros países. 

No entanto, é uma ave polémica junto dos apicultores pelo hábito de alimentar-se de abelhas, sendo acusados de prejudicar a produção de mel. Contudo, também pode caçar e consumir vespas, libelinhas, escaravelhos, gafanhotos, borboletas e outros insetos de maior porte. Sobre este aspeto, resta dizer que sempre houve abelhas e sempre houve abelharucos, a natureza regula-se por si própria sem necessidade de intervenção do Homem.

Texto e fotografias: Rui Doudinho