Aqui não se passa nada!

Mudei-me para uma aldeia muito pequena no meio de nada. Aqui não se passa nada! Em Ficalho como no resto do Alentejo tudo se move devagar. Só muito raramente de vez em quando se tiver sorte, acontece alguma coisa. 

“Mas o que é que tu vens para aqui a fazer?” ouço um homem perguntar. Penso nisso por um momento, enquanto desfruto do sol quente antes de dar mais uma golada no meu delicioso galão. Assim que entro no café eles sabem o que é que eu bebo. E o café é servido com amor e um sorriso conhecido. Mas aqui não se passa nada.

Mesmo que nunca se passe nada, uma vez por ano, nós comemoramos Nossa Senhora das Pazes e São Jorge. É uma festa com tradições fortes que eu ainda até hoje não vi em lado nenhum. E a festa não é só um dia, são 4 dias intensos com música, cavalos, procissões, um piquenique enorme em conjunto e com muito coração e alma. Antes disto o verão todo a comissão de festas administrou entre outras coisa num restaurante grande onde  trabalham voluntariamente para tornar a festa possível para todos. Mas fora isso aqui não se passa nada.

Está bem, também há o carnaval, a páscoa com a aleluia, dia da criança, o Encontro de cultura, a Feira que é lindíssima, os santos populares com as marchas, a Santa Maria, o Primeiro dezembro, o Natal com o grande lume e o Ano novo. Entre isto há concertos e exposições de Arte em Ficalho com artistas cheios de talento. E há dias no monte com amigos, cafés de tarde que se tornam em noites – e noites de violas sem fim. 

Como nunca se passa nada, criamos a Ficalho Desporto e Cultura, onde fizemos cinema, concertos, aulas de dança, vamos ajudar no Trail de Ficalho e vamos fazer um torneio de FIFA. As pessoas juntam-se e dão muito apoio a todos os projetos. Mas aqui não se passa nada.

E como não chegava, houve ainda quem reativa-se o Atlético Clube de Ficalho para que quem gosta  possa jogar futebol, e para que possamos, assistir a jogos ao fim de semana, enquanto bebemos uma mini e gritamos com o adversário. Mas aqui não se passa nada.

E em dias onde realmente acontece ainda mais nada, talvez possas aproveitar a excelente seleção de restaurantes, cafés e bares, o ginásio profissional, lojas charmosas e toda a natureza que envolve a aldeia. Tens passeios lindos e vistas maravilhosas na Ermida, Serra, Ribeira e nos campos. E tens que ir, porque aqui não se passa nada. 

Mas é assim. Em Ficalho como no resto do Alentejo tudo se move devagar. Só muito raramente de vez em quando há festas, cinema, feira, concertos, baile, meditação, eventos de arte, eventos de desporto, passeios no campo, dias no monte, trails, violas e momentos com amigos. Aqui não se passa nada!

Texto de: Charlotte Mendes